Seleção da década de 00′s: Corinthians

por Dassler Marques*

Entre os títulos de honraria que um homem pode receber em vida, certamente escrever para o Yougol está entre os mais expressivos. Tô pra ver blog mais criativo, sábio e irreverente. Pois quando o Zobaran me chamou pra montar a seleção da década corintiana, senti uma inexplicável sensação de prazer, heterossexualmente e esportivamente falando. Um orgasmo jornalístico.

Escolher 11 numa década que começou com o zagueiro Ávalos, com quem em campo nunca há placar em branco, é difícil. Também projetamos El Tanque Santiago Silva, que só teve seu valor devidamente reconhecido no Banfied, campeão argentino de 2009. Tivemos Valdson, um Beckenbauer que tomava uns guaranás a mais. Demos até um contrato de três anos e R$ 90 mil de salário e luvas ao bichado Denis, que nem 10 jogos fez com o manto. Quanta generosidade!

Falando sério, apesar de Mister Kia e Alberto Dualib, não foi uma década ruim. É verdade que fomos rebaixados com gols feitos por Jonas e Alan Kardec, mas o preço foi pago. O Coringão venceu duas Copas do Brasil, dois Brasileiros, um Rio-São Paulo que valeu muito e três Paulistas, e um Mundial sem vergonha. Libertadores? Tinha um São Marcos e o Higuaín no meio do caminho.

Goleiro

Revelações furadas como Renato, Doni e Rubinho, frangueiros como Marcelo, Johnny Herrera e Sílvio Luiz, um bom goleiro como Felipe. Nenhum chega aos pés do monstro chamado Dida, que só pelo que fez no primeiro mês do ano, já estaria escalado. O bom baiano ainda brilhou em outros momentos de sua passagem pelo Parque São Jorge. E dizem que ele volta para encerrar a carreira.

Laterais

Alessandro tem sido um monstro nos últimos dois anos, mas ainda fico com Rogério, apesar das sete pedaladas que encerraram sua carreira. Primeiro, porque trocou o verde pelo preto e branco. Depois, porque acabou com o São Paulo em 2002. Do outro lado, não farei como Nelsinho Baptista e improvisar Barrílton. Kléber que me perdoe, mas o mascaradinho André Santos arrebentou, também fez gol no São Paulo e nas finais do Paulista e Copa do Brasil. A camisa 27 deu muitas alegrias aos corintianos, que ainda aguentaram Gustavo Nery e Rubens Júnior.

Zagueiros

Teve muita gente boa, como William e Anderson, e muita gente ruim, como Marinho, Fábio Ferreira, Zelão, Kadu, Marquinhos e Marcelo Magalhães. Teve também o injustiçado Betão Eterno, um Gamarra negro e melhorado. Fiquemos com Fábio Luciano, senhor zagueiro que um dia foi dispensado por Vanderlei Luxemburgo, mas voltou para fazer a história. Bom seria se ele tivesse jogado com Chicão, rei dos gols de falta e zagueiraço rápido e mortal.

Volantes

Cristian foi um maloqueiro que acabou com o São Paulo duas vezes no Pacaembu, Fabinho um monstro de 12 dedos, Fabrício um visionário, quando já em 2005 disse que Dualib era gagá. Menções ainda honrosas a Otacílio, André Luiz, o gato Carlos Alberto e Moradeus. Vamos com Vampeta, que rolou no Planalto com as cores corintianos e muito loco do coco, jogou demais em 2000, 2002 e ainda voltou para ser rebaixado. E Elias, mais que foi Palmeiras, mas virou Corinthians e jogou muito, sempre.


Meias

Ninguém jogou mais que Ricardinho por aqui. O que ele fez em 2000, 2001 e 2002 deveria transformar seus cabelos grisalhos em estátua no Parque São Jorge. Venceu a briga com Marcelinho Carioca, diga-se, que entraria na seleção da década de 90 ou na de todos os tempos, mas não nessa. Faltou um outro grande meia (não, não gosto do Douglas), então me lembrei do épico gol de Fábio Baiano contra o Goiás. Um lance que valeu por 10 anos e dá a ele esse posto simbólico em homenagem ao carioca Yougol.

Atacantes

Me perdoe, Deivid. Me perdoem Nilmar, Liedson, Jorge Henrique e Herrera. Me perdoem os pratas da casa Gil, Ewerthon e Dentinho. Tevez e Ronaldo são imbatíveis, insubstituíveis. Atacantes de classe mundial. Desculpa aí se você ficou com inveja.


Treinador

O metrossexual Ademar Braga foi um visionário com a tática de jogar como macarrão na década dos também interinos Zé Augusto e Márcio Bittencourt. Vamos então com Mano Menezes, que até no nome combina com o clube. Sereno, inteligente, correto. O melhor do Brasil no momento.

Seleção

Dida, Rogério, Fábio Luciano, Chicão, André Santos; Vampeta, Elias, Ricardinho, Fábio Baiano; Tevez e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

* Dassler Marques é jornalista; editor de um dos grandes achados ludopédicos da internet, o Olheiros; blogueiro no Papo de Craque; repórter do Terra Esportes; figurinha obrigatória em qualquer publicação esportiva que se leve a sério; e puxa-saco ou mentiroso (olhá lá o primeiro parágrafo). Não conseguimos apurar o time de Dassler até o fechamento desta edição.

About these ads
Esse post foi publicado em seleção da década e marcado , . Guardar link permanente.

37 respostas para Seleção da década de 00′s: Corinthians

  1. rafael botafoguense disse:

    também sou honrado,em ter escrito para este nobre espaço do jornalismo moleque tupiniquim.

  2. marcos chaves disse:

    nesse jogo o F Baiano se machucou, mas o Corinthians já tinha queimado as 3 subs né? dai ele foi ‘forçado’ a ficar em campo e fez o golao

  3. Yuri disse:

    Fabrício um visionário, quando já em 2005 disse que Dualib era gagá.

    HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHHA

  4. Yuri disse:

    que golaço do Fabio Baiano, lembro direitinho, o cara tava com a perna quebrada, já tinham sido feitas as 3 substituições, mas ele com uma fractura quase-exposta na rótula, foi lá e meteu um BALAÇO no ângulo de Harlei (sempre é ele, por definição)… correu e foi abraçado por todos, onde sua outrora LEVE fractura transformou-se em lesão irrecuperável e exposta.

    golaço, valeu pela lembrança.

  5. Yuri disse:

    discordo veementemente de Rogério e Ronaldo.

    Rogério?? Só tenho duas lembranças daquele FDP, uma foi ter salvado a carreira do reserva do Bellamy no Manchester City e outra quando ele fez um gol de pênalti em Caxias do Sul, quando o Mosqueteiro que Apruma Seu Gládio Inoxidável levou um leve revés para o Juventude, mais precisamente 6 a 1.

  6. Yuri disse:

    Ronaldo?? O que ele fez pelo Corinthians, cara?? Fez muito, eu sei, mas esquece-se dele…

    GIL, PORRA!! LEI DE GIL!!! O LEGISLADOR-MOR da República Federactiva do Brasil, aquele que jamais jogaria no SPFC, autor da maior declaração futebolística desde João Saldanha, TEM QUE ESTAR nessa selecção, nem que seja como OCOMCÚ (hors-concurs).

    Liedshow também fez mais que Ronaldo, como esquecer os QUATRO golos contra o Victória da Baía???

    Deivid também foi fodaralho, olha, por incrível que pareça, o Timão teve muitos bons atacantes nessa década.

  7. Zarko disse:

    quando cheguei no fabio baiano nao acreditei… mas depois entendi a sacanagem. depois de tantos elogios ao vosso espaço popular, tinha q meter um fabio baiano no meio… pura maldade…

    de resto, dida, junto com taffarel, foi o goleiro mais impressionante q ja vi. ricardinho joga pra burro, como diria meu pai. e o tevez brincou de futebol brasileiro em 2005. mas forma um ataque feio demais com o ronaldinho.
    abs

  8. Raphael Zarko disse:

    porra, yuri, mas o gil falou isso jogando pelo cruzeiro. no corinthians ele era mais um das marias vai com as outras. daquelas q aceitam um iraniano pederasta chegar e mandar no clube.

  9. Yuri disse:

    engana-se, zarko: GIL foi ultra-decisivo em duas decisões (pleonasmo aqui não) contra o SPFC, mais precisamente uma no Paulista Championship e outra no Rio-SP Tournament, numa época em que bater no SPFC (sem contar Brazilian Cup) era mais fácil que quebrar braço de recém-nascido.

  10. Yuri disse:

    sem contar que ele proferiu aquela sentença realmente jogando pelo cruzeiro, mas isso só foi uma exposição do aprendizado que ele teve quando garoto no corinthians… se tivesse sido formado pelo SPFC, falaria aquilo?? claro que não.

  11. Yuri disse:

    cara, como vc pode chamar DONI e RUBINHO de revelações furadas??

    doni na roma, e foi revelado pelo bota

    rubinho no genoa, e pergunte a um genovês o que ele pensa se comparar o Rubinho com o Amelia, que lá está agora… amelia bem pior que ele.

  12. Raphael Zarko disse:

    o doni é horroroso… rubinho o nome já diz tudo…

  13. Yuri disse:

    não tô nem aí de caras ruins que jogaram no meu time. como disse, isso é legal depois, dá risadas… é legal lembrar dos perebas. é legal ser esfarrapado.

    mas não qualificar como tal quem não é. felipe não me convenceu até hoje, para mim é médio, nem bom goleiro é. tem gente que acha que é bom.

    doni sofre com o estigma: jogava num time odiado e não era experiente… agora eu pergunto: que goleiro ruim fica na itália tanto tempo?? doni é melhor que qualquer goleiro do milan nos últimos dois anos, o que não é elogio, pois o milan só tem lixo no gol faz tempo:
    dida atual (sombra do que era, e a atual UCL não me deixa mentir)
    kalac (argh…)
    abbiati (já não fazia jus ao milan no videogame, muito menos agora)
    storari (típico goleiro de time pequeno)
    doni não é muito bom mas não é horroroso.

    a questão é que os caras EVOLUEM quando jogam na europa… o pessoal acha que é o mesmo que jogava aqui. virou moda falar: doni horrível e ponto. sem sequer avaliar os concorrentes no próprio país onde atua, e muitos em times maiores.

    agora se vc acha ruim, opinião sua. eu não acho, e quem acha tem que reclamar com quem revelou, ou seja, não é o corinthians mas sim o botafogo.

  14. Dassler disse:

    Po Yuri, no Corinthians, Doni e Rubinho foram dois fiascos. E olha que adoro o Rubinho.

    Realmente, sou fanzaço do Gil, mas ele só teve um ano efetivamente bom, depois caiu demais.

    Questão de preferência, normal :)

  15. zobaran disse:

    Yuri…você pode argumentar pra caramba, mas a última palavra do seu comentário mata tudo o que você disse. O Doni não foi revelado pelo Botafogo. Ele foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto.

    Creio que você imagine que ele foi revelado no Rio, o que não aconteceu. Agora, se você está falando Botafogo e pensando no Botafogo de Ribeirão Preto, meu amigo, aí eu vou ficar puto. Botafogo é o Botafogo. Botafogo de Ribeirão Preto é o Botafogo de Ribeirão Preto.

    Sacou?

    E o Alex Alves era um lixo!

  16. Yuri disse:

    não imaginei no Rio, eu quis dizer Botafogo mesmo… pois para qualquer corinthiano é óbvio que Doni veio de RP, já que estava no gol naqueles 3 a 0 de 2001, final do Paulistão.

    agora vai falar prum torcedor do Botinha (agora tá bom?) que o Doni é ruim… o cara vai ficar doído. ter revelado DONI é um dos maiores orgulhos do Botafogo-SP, quase tanto quanto ter revelado Sócrates.

  17. zobaran disse:

    Botinha pode. Agora, Botafogo só tem um.

  18. Keux disse:

    Para mim, faltou o Viola e o pé de anjo Marcelinho Carioca!

  19. Yuri disse:

    viola????????? hahahahaha… bem vinda aos anos 2000. tá parecendo o ceconello, que queria por o Luis Carlos Winck!!!

  20. Keux disse:

    Ops! só de 2000, né? hihihi
    São dos anos 90, mas tá valendo, vai! rs

  21. Yuri disse:

    zobaran, conhece um clube chamado DEMOCRATA, de minas gerais??

    se sim, em qual pensou? de sete lagoas ou governador valadares???

    esse sim é caso de confusão… o pior é que nem adianta por “Democrata-MG” pois os dois são de Minas.

  22. zobaran disse:

    Acho que eu pensei no de Governador Valadares. Não tenho certeza.

    O que me revolta mesmo é quando o Botafogo de Ribeirão Preto disputa o mesmo campeonato que o Botafogo, repito, o Botafogo, e os idiotas da objetividade escrevem Botafogo-RJ.

  23. Yuri disse:

    pior seria escrever Bahia-BA

  24. Fred disse:

    Palmas pelo Gil, jogador fundamental na vitoria rubro-negra esse ano!

    Rubinho, esse deve ta bolado com a volta do shumacher…

    E o Doni? tem alguem pegando?

  25. Yuri disse:

    E o Doni? tem alguem pegando?

    esse aí não respeita a lei de gil…

  26. zobaran disse:

    O Doni tá pegando. Sabe quem? Dona Doni.

    Parei e vou remanejar…

  27. Raphael Zarko disse:

    eu faço parte dos que nao respeitam o doni por pura implicância: nunca mais o vi agarrar e mesmo assim acho ele fraquíssimo. com boa vontade, ele poderia ser reserva do cestaro no vasco. o dasller conhece o garoto, é bom ou nao é?

    abs

  28. Yuri disse:

    alex alves, no auge, foi melhor que robgol.

    como assim, lixo????

  29. rafael botafoguense disse:

    BOTAFOGO É SÓ UMMMMMMM….

  30. rafael botafoguense disse:

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/noticias/09-12-23/673672.stm?futebol-botafogo-tem-projeto-montado-para-ronaldinho-gaucho

    olha a maquina poww!!!! e maneiro ficar iludido,serei assim agoraa

    fogogogoogoooooooo

  31. Yuri disse:

    se vier, bom pro botafogo. depois de ronaldo e adriano, impossible is nothing.

    gaúcho mesmo com todos os defeitos ainda tem lenha para queimar no brasil… num país onde diego souza foi (merecidamente) escolhido como melhor…

    SEEK AND DESTROY!!!!!!!!

  32. Barco disse:

    Acho que o Gil merecia estar nesta seleção mesmo. Não só pelo futebol, mas por propagar toda uma filosofia que rege nossas vidas de futebolistas e machos de carteirinha. “Vale tudo, só não vale dar o cu!”

  33. Zandor disse:

    é a decada foi do SANTOS mesmo………….

  34. rodrigo disse:

    Faltou o Rincon ai hein?

  35. Felipe Tavares disse:

    nossa, você não ter colocado o marcelinho carioca nessa seleção é piada, Marcelinho carioca é o maior ídolo da história do corinthians…senão o maior um dos maiores…e pra rir mais ainda, você coloca o fabio baiano? e não colocou o m.carioca? Me desculpe, foi ridículo.

  36. Felipe Tavares disse:

    não vi ninguem lembrar do edilson e do luizão…PQP, OS CARAS SIMPLESMENTE JOGARAM MUUUUUUUUUUUUITO, FORA QUE GANHARAM MAIS TITULOS Q RONALDO E TEVEZ…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s