Seleção da década de 00′s: Bahia

2010 chegou e nem por isso terminou a eleição livre da seleção da década. Agora é a vez do Bahia!

por Leandro Silva*

Raphael e Zobaran, quando vi que até o Santa Cruz (nada contra o tricolor pernambucano) já teve a sua seleção da década contemplada nesse conceituado blog, percebi que estava na hora de mandar a minha sugestão para a seleção do Bahia na década, afinal, pelo menos o Esquadrão está na Série B e não buscando vaga na D.

O Novo Milênio não tem sido bom para o tricolor, desde 2002 sem um único título e ainda chegando à terceira divisão e quase retornando em 2009. Como sempre, entretanto, a esperança da torcida tricolor aumenta a cada réveillon, que coincide com o aniversário da instituição, que completou 79 anos no dia primeiro. Sem mais delongas, vamos ao grande time.

Goleiro:

Emerson Ferretti chegou ao Bahia no final da década passada, em 2000 e já começou a ser ídolo, mas seu melhor ano foi o de 2001, quando ganhou a Bola de Prata de melhor goleiro do Brasileiro. Ainda defendeu bem a meta em 2002 e 2003, apesar do rebaixamento. Em 2004, ficou na reserva de Márcio, outro que se destacou na década. Em 2005, voltou a ser titular, mas não impediu a queda para a Série C. Se foi citado como um dos frangueiros da década corintiana, pelo grande jornalista e amigo Dassler Marques, o arqueiro Marcelo pelo que fez em 2009 mostra que pode chegar ao mesmo nível de prestígio de Emerson com a camisa tricolor. Paulo Musse, Gessé, Marcio Angonese, Fabiano e Darci causam calafrios. O último ainda se destacava nos Ba-Vis.

Laterais:

O melhor lateral direito do mundo é BahÊa!

Com a camisa 2 ninguém teve mais destaque do que o melhor lateral-direito do mundo, Daniel Alves, que só perdeu a Bola de Prata para Arce em 2001 porque não chegou ao número mínimo de jogos disputados. Em 2002 também se destacou, mesmo fugindo do rebaixamento. Na posição, a torcida tem pesadelos até hoje com nomes como Mantena, Jucemar, Luciano Baiano (na sua segunda passagem), Juninho, Denilson. Patrício e Marcos não fizeram tão feio em 2009 e Carlos Alberto foi quem chegou mais próximo de Daniel. A camisa 6 ficaria com Calisto, pelo que fez em 2002. Ávine divide a torcida entre os que gostam e os que o odeiam, mas está muito longe de péssimas lembranças como Lino e Peris.

Zagueiros:

A melhor dupla de zaga da década atuou em 2004, na campanha do quase acesso para a Série A: Leonardo Silva e Reginaldo Cachorrão. Em 2007, na campanha da subida para a Série B, Alison e Eduardo também formaram uma boa parceria, às vezes, reforçada por Rogério. Nen, pelo que fez em 2009, também merece uma lembrança. Marcelo Souza, Evaldo e Carlinhos não deixaram saudade.

Ão, ão, ão, Reginaldo Cachorrão!

Volantes:

Preto Casagrande, Bola de Prata em 2001 foi um dos grandes nomes do meio de campo do Bahia na década. Meu grande ídolo Ramos perde a disputa para Bebeto Campos. Esta foi uma posição em que o tricolor teve bons representantes, como Guilherme, Jair, Luis Alberto, Leandro, Cícero, Fausto, Ramalho.

Meias:

Jorge Wagner, foi o grande destaque da boa campanha do Bahia na Copa João Havelange de 2000, por isso está garantido no time, com a camisa 13 que te deu sorte naquela competição, com seus potentes chutes de fora da área e a bola parada que até hoje faz sucesso no São Paulo. Geraldo, que levantava a torcida em 2002 com seus dribles, é o parceiro ideal, apesar de também ser canhoto. Elias já teve muitos altos e baixos no clube, mas saiu por cima quando fazia uma ótima Série B em 2008. Danilo Rios, Danilo Gomes, logo quando foi revelado em 2003, Alex Oliveira, Luis Carlos Capixaba foram outros bons nomes.

Atacantes: O maior artilheiro do clube no século, Nonato, não tem como ficar fora da seleção da década. Seu parceiro em 2001 e 2002, Robgol, continua ao seu lado nesta lista. Sérgio Alves, que formou o trio elétrico sob o comando de Bobô em 2002, foi muito bem, mas jogou muito menos tempo do que os antigos colegas. Marcelo Ramos pelo que fez na década de 1990 e pelo ano de 2008 merece ser citado. Nadson e Jael ainda tentam entrar para essa lista. Mas estão muito longe de nomes como Didi, Ney Fabiano, Reinaldo Aleluia, que causavam desespero na própria torcida. Charles merece ser lembrado pelo gol aos 50 minutos contra o Fast, que evitou a eliminação do Bahia na Série C de 2007.

RobGol e Preto, sempre prontos para brocar!

Técnico:

Evaristo de Macedo, pelo que fez em 2001, com o título Baiano, do Nordeste e a classificação entre os oito melhores da Série A foi o melhor da década. Bobô, único a ser campeão na década além do antigo treinador e Vadão, que fez um bom trabalho na Série B de 2004, foram os outros destaques.

Eterno, para sempre Macedo

Seleção da década do Bahia: Emerson, Daniel Alves, Leonardo Silva, Reginaldo Cachorrão e Calisto; Bebeto Campos, Preto Casagrande, Jorge Wagner e Geraldo; Robgol e Nonato. Técnico: Evaristo de Macedo.

* Leandro Silva é jornalista e escritor; assessor de imprensa da Sudesb; blogueiro no www.leandrosilva81.blogspot.com; ex-repórter esportivo do jornal A Tarde; com textos publicados no blog de Mauro Beting; publicou o livro A União de uma Nação (sobre o título brasileiro de 1988 conquistado pelo Bahia).

About these ads
Esse post foi publicado em seleção da década e marcado , . Guardar link permanente.

25 respostas para Seleção da década de 00′s: Bahia

  1. Yuri disse:

    evaristo de macedo MITO.

    o que dizer de um cara que ganhou títulos em SEIS décadas diferentes?? sabe tudo e mais um pouco, domina o futebol desde os tempos clássicos e românticos da bola até a INDÚSTRIA NEOLIBERAL de hoje em dia. gênio.

  2. Raphael Zarko disse:

    tirando julio cesar e juan (que é dúvida), talvez seja a única seleção que tenha um titular na copa de 2010. ou tem mais?

  3. rafael botafoguense disse:

    esse emerson é aquele infeliz que tirou o título do botafogo em 99.

    robgol haha..lembro desse cara,muito underground!

  4. Yuri disse:

    a seleção do santos, com robinho, se Deus quiser NÃO terá um titular na copa de 2010

  5. zobaran disse:

    Preto jogava muito. O problema era a máscara.

    Calisto é um que não jogou nada no Vasco, mas no Bahia arrebentava, pelo que eu me lembre.

    Eu vi o Robgol jogar no Botafogo. Foram uns 15 minutos contr ao São Paulo no Maracanã num jogo que o Sérgio Manoel perdeu a oportunidade de fazer o gol no Rogério Ceni que mais tarde o Roger faria. O Rogério Ceni bateu a falta na barreira e o Sérgio Manoel demorou um século para arriscar.

    Bebeto Campos é a mais pura definição de futebol baiano. Seus gols foram muitas vezes narrados no Globo Esporte às segundas-feiras enquanto eu almoçava depois de voltar do colégio.

    Bora Baêa!

  6. rafael botafoguense disse:

    evaristo de macedo veio no aniversário da minha ex-escola(acabou..hehehe) um ano ai,só que nem fui,era sábado e de manhã e ele nem jogou no botafogo…

    devo ficar arrependido?

  7. Raphael Zarko disse:

    RB, o evaristo conta as melhores histórias do futebol. Uma delas: o time que ele dirigia estava empatando no Maraca (acho que só podia ser o Fla) e um geraldino berrando pra ele tirar um cara. Tanto encheu tanto encheu, que ele se virou e falou: “não vou tirar esse cara só de sacanagem com você”. Bom, essa é uma, mas ele tem váriaaass… mais figura de todos. às vezes vejo ele passeando de chinelo perto de casa…

    Esclarecendo ao Zobaran: o Calisto não é odiado, você que confundiu “Ávine” com adjetivo para o cara. Na verdade deve se tratar de outro jogador…rsrs…

  8. zobaran disse:

    Deve.

    O cara é ídolo do Real e do Barcelona. Para poucos, muito poucos.

  9. Fred disse:

    O Evaristo é o cara, o vovo é foda… pra ter ideia da antiguidade do cara, o Zagallo era fa dele na época que começou a jogar no Mengão…

    Falando em Mengão, o Datafoda-se revelou a supremacia da torcida rubro-negra, em numeros absolutos já era indiscutivel, mas agora sabemos que somos maioria entre pobres e ricos, burros e inteligentes!
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1434675-9825,00.html

  10. Raphael Zarko disse:

    como já falei antes ao fred, a torcida flamenguista é típica modinha. vale pouco, não faz a menor diferença…

  11. rafael botafoguense disse:

    haahha que notícia engraçada.

    claramente o cara que fez se sente incomodado com o rótulo de mulambo-desdentado-(insira mais apodos).

  12. rafael botafoguense disse:

    to ligado,evaristo tá sempre nesses programas esportivos:tá na área,esportvisão…ele curte contar histórias,quando ele veio nem era mto ligado no seu passado só sabia que tinha jogado no fla e no vasco,dai nem fui.

  13. Raphael Zarko disse:

    no vasco, que eu saiba, ele só foi técnico…

  14. rafael botafoguense disse:

    sempre achei que ele tinha jogado ai.

  15. Claudio RK disse:

    Evaristo não jogou no Vasco não.

  16. rafael botafoguense disse:

    tá,me desculpa.

  17. zobaran disse:

    Há um tempo atrás o Rafael Botafoguense teria xingado todo mundo.

    Civilizando-se, El Loco?

  18. rafael botafoguense disse:

    tá me chamando de homem das cavernas,rapá?
    ahahahaaha …
    to chegando aos 18 é natural que amadureça,ou não.

  19. zobaran disse:

    Não. Isso só acontece aos 22, 23…e só em determinados aspectos.

  20. rafael botafoguense disse:

    sério? mas foda-se amadurecimento,lets talk about fogopops,falta o 3 e 0 5,não vale pesquisar!

    linha de ataque sinistrasssa(com três esses)!

    http://redacaoalvinegra.com.br/8954/2010/01/04/fogopops-time-campeao-em-1968/

  21. Antonio Holzmeister disse:

    Ih o cara aí, nem sabe a escalação do time de 68 de cor, maior boi-novo, tem que amadurecer (que palavra viada!) muito ainda… hahahahahaha

  22. rafael botafoguense disse:

    hahahaha vai toma atrás do saco(xingamento do meu avô,mó estilo).

  23. Thiago Ferreira dos Santos disse:

    Seleção do Bahia ficou melhor que a do Botafogo, hein.

  24. rafael botafoguense disse:

    nem ficou,brother.

  25. Thiago disse:

    Evaristo esse é o cara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s