Eu, Tostão, Messi e Ronaldinho Gaúcho

por Raphael Zarko

Dos 11 jogos que Ronaldinho Gaúcho fez no Milan, nessa temporada que acabou com os rubro-negros da Itália campeões, vi pedaços de quatro ou cinco e até, talvez, um ou dois inteiros. Não vou nem entrar naquele papo de que Ronaldinho estava mais magro, mais bonito, mais feliz, mais dentuço, mais ambientado, mais preparado etc e tal. Mas ao menos, na Itália ele fazia alguma graça. Até hoje, dia 10 de maio, véspera do Fla e Ceará no estádio Presidente Vargas, R10 bateu uma falta bem e fez três ou quatro jogadas boas.

Aí você vai acompanhar o que dizem do Ronaldinho. As notas nos jornais, se o Fla vence, são sempre acima de 6. Se o Fla perde, como aconteceu apenas uma vez, caiu para 4. Se empata, o que houve com mais frequência, é 5. E ele jogou rigorosamente a mesmíssima coisa em quase todos os jogos. Sejamos justos: o R10 do Fla tem sido regular. Ele não faz uma graça, nem uma gracinha – grande especialidade para os detratores dele -, nem um pentelho de arrancada (esquece?), de drible (nem um balão, um ovinho, um passar de perna por cima da bola e créu). Nada.

Ontem, nessa segunda-feira (9), Zagallo deu uma explicação à la Ayres Santos do porquê de Ronaldinho Gaúcho não ser mais um selecionável. Sem precisar ser deselegante, afinal os flamenguistas só querem falar mal do R10 entre eles (e esse comportamento já expliquei no número 2, aqui), ele disse que o Ronaldinho ocupa um espaço de 30 m. “Quando jogava muito, já era assim”, disse o Velho Lobo. Só faltou completar: “Hoje, que não joga nada, que só chega na ponta (da área, não do campo) e coloca bola na área, não poderia nunca, jamais”. Da boca de Zagallo saiu apenas o “jamais”, daqueles que todos podem interpretar livremente.

Falando como estou escrevendo aqui, parece que, só porque sou vascaíno (até depois de morrer), estou dizendo que R10 não está jogando nada. Não vou dar uma pataquada para introduzir “falo como jornalista”. Por favor… Falo como absoluto amante do que esse cara fazia. Era realmente um futebol de sonho, que seja de melhores momentos, mas de sonho. No domingo do Vasco e Flamengo, vi Allan, nosso bravo lateral improvisado, Rômulo e, principalmente, Dedé, ignorarem R10 em todas, eu disse TODAS, as disputas de bola com ele. R10 não driblou, não abriu espaços, não fintou, nada vezes nada. Mas o Fla foi campeão e que se dane…

Tostão escreveu, numa das colunas muito bem escritas às quartas e domingos na Folha de S. Paulo e no JB (sei que ainda existe o JB Digital, mas o Tostão mantém a coluna, alguém sabe?), que Ronaldinho era mais craque que Messi – o argentino já começava a dominar o futebol mundial de maneira impressionante. Na época, Ronaldinho já iniciava aquela decadência hoje vista quase que cegamente – embora tenha gente que não enxerga por absoluta paixão (e não me venha dizer que “ah, o R10 de antigamente não existe”. Mas, porra, o que existe agora é o Enrico? O Fernando Diniz? Eles até agradecem a comparação, mas vamos parar de eufemismos futebolísticos…). Tostão dizia isso após ver Ronaldinho e Messi num daqueles jogos festivos de fim de ano. Lembrou, inclusive, que Maradona era insuportavelmente incomparável com Zico quando ele assistia a peladas do tipo, sem compromisso, que é quando o jogador fica mais artista do que tudo.

Hoje, Tostão, recentemente também nas colunas dele, deixou Ronaldinho comendo poeira na comparação com Messi. Veja bem: Ronaldinho estragou tanto o prazer de quem o via joga que nem mais aquelas boas e velhas comparações (Romário ou Ronaldo?) a gente consegue fazer. Soa quase como piada dizer que Ronaldinho era melhor que Messi. E eu dizia isso. Até R10 pousar na Gávea. O segundo motivo foram os jogos que assisti à depressão em forma rubro-negra, ao contrário da alegria flamengo é flamengo que ele passa nas entrevistas.

Para fechar, Tostão escalou uma seleção de todos os tempos na edição desse mês na Placar. Yashin, Carlos Alberto Torres, Baresi, Beckenbauer, Nílton Santos; Zidane, Maradona, Cruyff, Pelé; Garrincha e Messi. No banco, deixou Romário, Ronaldo, Gersón, Zico e Ronaldinho. Para muitos é um time suicida, na minha opinião o problema é que falta Dedé. Assim todos poderiam jogar e pronto. Voltando, ainda mantenho a minha opinião de que o melhor momento de Ronaldinho (aquela Liga dos Campeões maravilhosa, aqueles gols no Real…) ainda é superior ao que de melhor fez Messi. Mas pelo conjunto da obra já não tem a menor graça. E R10 continua com aquele sorriso amarelo.

About these ads
Esse post foi publicado em Conceituando o futebol e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Eu, Tostão, Messi e Ronaldinho Gaúcho

  1. Alexandre N. disse:

    Acho que, se procurarmos por “ex-jogador em atividade” no google, a resposta mais sensata que o buscador deveria exibir é: “você quis dizer Ronaldinho Gaucho” e não o outro Ronaldo (o Fofômeno)…

  2. Raphael Zarko disse:

    até pq o ronaldo já não está em atividade…rs.

  3. Osmar Jr. disse:

    Atualmente concordo com as criticas sobre o R10. Mas a minha torcida e, também sei que não sou o único, é que ele arrebente nesse Brasileirão. Opinião minha e de alguns que estavam no Bem Amigos ontem é que:
    1 – Não está decidindo, mas tb não está comprometendo.
    2- Tirando a final da Taça Rio, o Flamengo jogou todos os jogos com 327 jogadores atrás, dificultando o estilo de jogo que o R10 mais gosta.
    3- A maioria acha que R10 pode apresentar um bom futebol no Brasileirão, uma vez que em jogos contra São Paulo, Cruzeiro, Inter, Grêmio e outros…
    Os times abririam espaços para o estilo de jogo do Gaúcho.

    Concordo com as colocações, mas também foi frisado que o RG do Barcelona não existe mais.

    Saudações Hexa******

  4. Raphael Zarko disse:

    parece contraditório, mas pode ser que não seja.

    afinal, se o fla jogou com 300 atrás, de repente nos contra-ataques sobrava espaço para ele. em jogos abertos, como você quis dizer contra o sp, cruzeiro etc, até agora ele tb não jogou nada, que foi contra vasco, flu e bota. especificamente contra o vasco, ele teve dois ou três contra-ataques para puxar e não fez nada de bom.

  5. Juliana disse:

    Por culpa dele mesmo, Ronaldinho perdeu o encanto. Agora os sete anos de diferença dos dois são como um abismo. Enquanto Messi está no topo, vejo Ronaldinho lá embaixo tomando uma cerveja, sem a mínima vontade de escalar ou de valorizar o que já fez com um futebol digno.

  6. Ayres disse:

    Bem eu escrevi esse comentario abaixo no dis 23 de fevereiro (vai la e olha quem quiser). O dia que acontecer alguma coisa diferente disso, me avisem, abs:
    “No caso do Flamengo e do Ronaldinho, Fred, nao faco a menor fe e te explico pq. O Ronaldinho, que eh um craque, um genio do futebol, desistiu de jogar bola alguns anos atras. Faz um teste num jogo do Flamengo que vc for, e marca um retangulo virtual de 10 metros por 20, comecando quase no meio de campo do lado esquerdo e indo ate quase o bico da area. Te garanto que o Ronaldinho vai passar 95% do tempo ali, andando, vai dar uns lencois, umas canetas, levantar a torcida, dar uns passes de 30, 40 metros muito bonitos, mas fora isso nada. Do jeito que ele joga, eh uma maravilha pra qq time marcar ele, porque ele nao tem velocidade mais, entao o lateral pode avancar tranquilo, q se a bola cair nas costas da tempo de voltar e o proprio cabeca de area tem como controlar ele, eh um olho no padre e outro na missa. Na pratica o Flamengo entra em campo com menos um todo jogo, vai ter gente querendo me crucificar por dizer isso, mas eh a realidade, de vez em quando ele vai fazer um golaco, enfiar uma bola linda, e lembrar o craque que ele foi um dia, a torcida vai ficar empolgada e tudo, mas no fim, o time vai sempre passar sufoco, especialmente no brasileiro, porque facilita muito o trabalho da defesa adversaria e os outros jogadores ficam muito sobrecarregados….”

  7. Ayres disse:

    Excelente artigo por sinal Zarko, e o Zagallo, de quem nao sou nenhum fa, mas tenho que reconhecer entende de futebol pra caramba, basicamente disse o que ninguem teve coragem de dizer na imprensa esportiva, o Flamengo joga com 10 ( e antes que alguem caia na minha pele, o Vasco empatou contra um time jogando com 10, porque teve respeito demais, mas isso eh outra historia) todo jogo..

  8. Leandro disse:

    por mais que ele jogasse contra times com 300 jogadores recuados, São zagueiros/laterais/meias de times como Boa Vista, Bangu, entre outros. Olha o que ele fazia jogando contra a Inter e outros times gigantes. Por mais que esses times não jogassem recuados, a diferença de qualidade dos jogadores é muito grande. O futebol dele caiu, sim.

  9. Alan Bordallo disse:

    O Zagallo só poderia ter sido mais “feliz” nas declarações se não viesse com a babaquice de cobrar o título em casa de uma seleção que ainda não existe. Sobre o texto, pra mim Messi é melhor que o Ronaldinho, considerando que sua grande fase já é maior que a que o dentuço viveu. E falo isso sem nenhum despeito, sou declaradamente mais despeitado ao falar de argentinos que de flamenguistas.

  10. Luciano disse:

    Só tenho uma frase a dizer nessa discussão: “Eu já sabia (desde 2008)”.

  11. O Zagallo tá gagá, a gente tem que compreender. Porque tem que ser muito oportunista pra falar uma parada dessa agora. Por que ele não fez o que tinha que ter feito em 2006?

    Em boa ou má fase (acredito que a fase do Ronaldinho nem é ruim, ele simplesmente parou de jogar futebol), é fácil detectar uma coisa no histórico do Ronaldinho: ele JAMAIS foi meia. Ronaldinho é, e sempre foi, atacante. Foi assim que Luxemburgo o lançou na seleção. Foi assim que ele jogou em 2002. Foi assim que ele jogou no Barcelona. Num retângulo de seja lá qual for o tamanho, na ponta direita ou na esquerda, mas foi assim que ele atuou em todas as boas fases da carreira. Sempre que tentaram inventar que ele era o meia pra pensar o jogo, o “camisa 10″ tradicional, deu merda. Sempre.

    Parreira e Zagallo escalaram o Ronaldinho totalmente errado. O técnico do Paris St. Germain também. Obviamente o jogador tem culpa pelo futebol ridículo praticado, inclusive é o mais culpado. Mas os treinadores, que não arrumam um lugar certo pra ele num time, também têm. Aí me vem um dos responsáveis por ter feito merda e sai de malandrão. E o pior, nego cai na dele.

    Ronaldinho não está jogando nada faz tempo, desde a Champions League de 2006. Teve uns lampejos no Milan, mas de modo geral jogou nada lá também. Como diz o Arthur Muhlemberg, ele dá retorno pro clube na Fla Boutique, Fla Shop e Fla Concept.

    PS: O mais curioso é que o Luxemburgo que o lançou em 99 é o mesmo que o dirige agora.

  12. Raphael Zarko disse:

    discordo. o ronaldinho nao é um meia estilo zidane, alex, ganso, mas é um meia(meia-atacante pra denominar de maneira correta) sim. aliás, sempre defendi q ele é mais meia do q o kaká – é só ver a facilidade com q o kaká sempre fez gols, e o R10, não, sempre foi mais de passes – e fez pouquíssimos gols na carreira.
    inclusive, na última partida q acho foi bem, na seleção, aquela contra a argentina, ele foi até bem, distribuindo o jogo, tentando tabelas etc e tal. ronaldinho como atacante, como ponta, q seja, fica mais preguiçoso e desperdiçado do q nunca.

  13. Ayres disse:

    Na realidade Alexandre, o Ronaldinho nao eh nem meia nem atacante, ele joga numa posicao que nao existe no Brasil nos nossos esquemas taticos tupiniquins modernos, o que eles chamam na Inglaterra de “winger”, um jogador que joga no canto do campo (naquele retangulo que descrevi) e executa cruzamentos, tabelas, passes longos, enfim seria como um ponta daqueles de antigamente so que recuado (por sinal o Zagallo foi o primeiro a jogar dessa maneira). Quem usa muito essa posicao eh o Ferguson com o Valencia, Nani e Giggs, No Spurs, Redknapp usa Gareth Bale e o Aaron Lennon. So que todos esses jogadores (ate o Giggs do alto de seus 30 e muitos) sao velozes e habilidosos, condicao sine qua non pra jogar de winger, porque alem de tudo vc tem que voltar pra marcar, o Ronaldinho eh uma tartaruga amarrada na pedra, nao marca nem cria nada. Quando ele estava no auge no Barcelona ele jogava ali pela esquerda fazendo isso e tinha velocidade, hoje em dia ele nao eh nem sombra do que foi e “winger” sem velocidade eh como carro sem roda, nao anda. Ele esta jogando no nome, mas ate quando isso vai durar?

  14. Bender disse:

    R10 não está jogando bem. E a torcida sabe disso. Já o vaiou mais de uma vez.

  15. Bender disse:

    ” [...] Se empata, o que houve com mais frequência, [...] ”

    Ops… jogos do Flamengo em 2011

    Vitórias: 15
    Empates: 8
    Derrotas: 1

  16. Raphael Zarko disse:

    Bender, releia e veja como faz sentido o seguinte.
    Se perde, aconteceu apenas uma vez, se empata, mais frequência.

    Ops…

  17. Bender disse:

    O trecho completo é

    Aí você vai acompanhar o que dizem do Ronaldinho. As notas nos jornais, se o Fla vence, são sempre acima de 6. Se o Fla perde, como aconteceu apenas uma vez, caiu para 4. Se empata, o que houve com mais frequência, é 5.

    Fiquei com a ideia de que você tinha escrito que o Flamengo mais empatou dentre os 3 resultados possíveis de um jogo.

  18. Raphael Zarko disse:

    Não, até porque nem me certifiquei para conferir isso. Enfim, obrigado pela atenção de qualquer forma.

  19. Ayres,

    O Ferguson usou o Beckham e o Cristiano Ronaldo assim. O Figo jogava nessa posição também. É comum na Europa e na verdade é uma posição mais consagrada pela escola holandesa do que pela inglesa.

    De qualquer maneira eu quis dizer que o Ronaldinho nunca foi meia de criação, como o Parreira e o Zagallo tentaram fazê-lo ser em 2006.

    E sim, ele tá jogando nada. Mas no Brasil não vai precisar de muita coisa pra ser um dos melhores. Vai ajudar muito quando o time se encontrar, adotar um padrão e o Luxemburgo parar de ficar de sacanagem. Aí só vai depender do Ronaldinho. Aí sim poderemos descer a lenha apenas nele.

  20. Douglas disse:

    Numa boa, tem uma turma que trata Engodinho Gaúcho (A.K.A. Carnavaldinho Globeleza) como um bichino raro e em extinção, que precisa ser cercado por cuidados e detalhes.

    O problema é que esse rapaz (tido como gênio nesses tempos que até replay de peido full hd é repetido à exaustão) durante toda a carreira só jogou em altíssimo nível durante duas temporadas e meia. É mero (bom) coadjuvante, que erroneamente foi tratado como estrela principal. Messi já colocou uma volta de vantagem em cima do cara…

    Eu já sabia. Boa parte da torcida parece ignorar.

    http://www.bicudafc.com/2011/01/nao-se-enganem-com-ronaldinho.html

  21. Douglas,

    Acho que todo mundo tem direito a ter opinião, mas o antiflamenguismo precisa ter limite. Chamar um cara que foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, sem que houvesse discordância de ninguém à época, de coadjuvante é bizarro.

  22. Raphael Zarko disse:

    Concordo com o Alexandre.

  23. Douglas disse:

    Alexandre Matos,

    Interpretar minha opinião como “antiflamenguismo” é típico do ego inflacionado flamenguista (basta ver minha timeline no twitter, no jogo de ontem, por exemplo, não há nada de flamengo-hater). O mundo não gira ao redor de um umbigo rubro-negro. No máximo, faço questionar a “isenção” de certos veículos …

    Mas todo mundo tem o direito de chamar de “gênio” um cara que, em 13 anos de carreira, só conseguiu mostrar regularidade em 2 temporadas e meia. Eu tenho o direito de chamar de coadjuvante.

    Só me permita questionar o seu “um cara que foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, sem que houvesse discordância de ninguém à época”. Não é bem assim, caro. Em 2004, Henry chegou perto de abocanhar a Bola de Ouro Fifa (em 2005, realmente foi um massacre).

    Por sinal, seria interessante pegar quantas vezes o “gênio” apareceu entre o mais votados do Bola de Ouro durante a carreira até seus dois anos e meio de Barcelona.

  24. Bender disse:

    Concordo com o Alexandre. [2]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s